Márcio Vieira: o marcoense que chegou às 100 internacionalizações por Andorra

marciovieira(Márcio Vieira ao serviço de Andorra e do FC Marco.)

O nome pode passar despercebido à grande maioria dos adeptos de futebol, mas Márcio Vieira é já um dos jogadores mais consagrados do futebol andorrano, e, tal como o nome indica, tem origens portuguesas.
Filho de emigrantes portugueses em Andorra, Márcio Vieira nasceu no principado a 10 de Outubro de 1984, e a sua carreira começou aos 15 anos, nos Juvenis do FC Marco, três anos depois dos seus pais, oriundos precisamente do Marco de Canaveses, terem optado pelo regresso ao nosso País.
Na época 01/02, ainda júnior de primeiro ano, estreou-se pelos seniores do Marco, então na II Divisão B, e teve contrato até 05/06, época em que jogou pelos marcoenses na II Liga e foi colega de futebolistas como Vieirinha, Beto e Matheus.
Foi justamente nessa temporada que Márcio Vieira recebeu a primeira convocatória para representar Andorra, tendo-se estreado pela Seleção A andorrana a 12 de Outubro de 2005, diante da Arménia, numa partida de qualificação para o Mundial 2006.
Ontem, diante da Letónia em jogo a contar para a Liga das Nações, Márcio Vieira chegou à 100ª internacionalização A por Andorra, mais de 15 anos depois de se ter estreado pela Seleção do principado, e entrou assim para a história do futebol europeu e mundial por atingir tão distinta marca.
A jogar em Espanha desde 2006, Márcio Vieira representou Elvissa (06/07) e Teruel (07/08), antes de se estabelecer no Atlético Monzón, clube que representa há já 12 anos e por quem cumpre atualmente a 13ª temporada consecutiva – e em 15 épocas que já leva em Espanha, 14 foram na III Divisão.
Márcio Vieira, médio de posição e capitão do Monzón e da Seleção de Andorra, somou 17 jogos oficiais – um golo – pela principal equipa do Marco entre II Divisão B, II Liga e Taça de Portugal, e foi por duas vezes emprestado pelos marcoenses ao Alpendorada, por quem jogou nos Distritais da AF Porto.

Deixe um comentário