Goleadores: Rui Pedro já mudou de campeonato mas segue líder

433482654_2219765515035184_4568812467554317098_n(Rui Pedro, Diogo Jota, Pedro Marques e Daniel Podence são, até ao momento, os portugueses com mais golos nas Ligas Europeias desta temporada.)

Aproveitando a primeira paragem para as selecções em 2024, fazemos esta semana novo ponto de situação em relação aos goleadores portugueses pela Europa em 2023/24, decorridos que estão dois terços das referidas Ligas e 5 meses depois de o termos feito pela primeira vez nesta temporada. Curiosamente, passado todo este tempo, o líder… continua a ser o mesmo: apesar de até já ter mudado de campeonato (transferiu-se para os turcos do Hatayspor no mercado de Janeiro, procurando ainda o primeiro golo), Rui Pedro permanece no topo da lista devido aos 10 tentos apontados na Liga da Eslovénia pelo Olimpija até Novembro – 12 no somatório de todas as competições.

Os nomes que se seguem vêm de dois campeonatos diametralmente opostos em termos de dimensão e mediatismo, sendo até a própria conjuntura individual totalmente diferente. Diogo Jota soma 9 golos na Premier League, apesar das várias lesões com que se tem visto a braços na temporada, e 14 no total das competições – exactamente os mesmos números de Pedro Marques nos cipriotas do Apollon Limassol, onde se encontra por empréstimo do NEC (Países Baixos).

goncalogregorio(Gonçalo Gregório soma 8 golos pelos romenos do Dinamo Bucareste entre Campeonato e Taça.)

Na Grécia, Podence vive a melhor temporada da carreira no regresso ao Olympiacos: 8 golos no campeonato, 12 no total das competições. O mesmo acontece com Pedro Nuno, que soma 7 tentos no Azerbaijão, ao serviço do Sabail – tantos quanto Josué na Polónia (mais 2 na Liga da Conferência) e Gonçalo Gregório na Roménia (mais 1 na Taça).

Com 6 golos em ligas europeias surgem 5 jogadores, 3 dos quais em campeonatos de topo: João Félix em Espanha (Barcelona) e Vitinha e Gonçalo Ramos em França (PSG). Os 2 avançados internacionais portugueses, no entanto, já festejaram por 9 vezes no total das competições, tal como Diogo Gonçalves pelos dinamarqueses do Kobenhavn. Aylton Boa Morte, pelos turcos do Kayserispor, fecha o lote dos lusos com meia dúzia de tentos nos campeonatos europeus.

Em Israel, o português com mais golos é… um defesa. Aos 35 anos, Hélder Lopes tem pisado terrenos mais adiantados e assumiu-se como o marcador de penaltys do Hapoel Beer Sheva, somando já 5 golos na temporada – o melhor registo da sua carreira. A viver uma temporada uns furos abaixo da anterior, Rafael Leão tem 4 golos na Serie A, tal como Dany Mota; o atacante do AC Milan, porém, soma mais 6 tentos nas outras competições.

helderlopes(Hélder Lopes está a viver a melhor época da carreira no que a golos diz respeito: já são 5 pelos israelitas do Hapoel Beer Sheva em 23/24.)

A fechar o universo do top-5 europeu, Gonçalo Paciência leva 3 golos pelo Bochum, onde tem tido utilização residual. Refira-se ainda que nesta contabilização não foram tidos em conta atletas a actuar na Liga portuguesa: nesse caso, o melhor marcador português em campeonatos europeus seria Rafa, do Benfica, com 12 golos (18 no total das competições), logo seguido de Paulinho, do Sporting, com 11 (16 em todas as provas) – curiosamente, nenhum dos dois consegue sequer entrar no pódio dos maiores artilheiros, liderado pelo sueco Gyokeres, já com 22 golos.

Uma referência ainda para Fábio Silva, que já soma 4 golos pelo Rangers (2 no campeonato escocês, tantos como Paulo Bernardo, do Celtic, e Jair Tavares, do Hibernian), onde só chegou em Janeiro, a juntar ao tento que havia apontado pelo Wolverhampton na Taça da Liga inglesa na primeira metade da temporada.

Alargando a análise às segundas divisões, um nome salta especialmente à vista: Pedro Mendes, que já leva 11 golos pelo Ascoli na Serie B italiana – a sua melhor marca em campeonatos seniores. Com menos 1 golo surge o eterno Marco Paixão, de 39 anos, que em Janeiro mudou do Altay para o Sanliurfaspor, também na II Liga da Turquia, e já leva os mesmos 5 tentos que havia marcado na primeira metade da temporada; depois, só mesmo Dyego Sousa (Alcorcón, Espanha) e André Vidigal (Stoke, Inglaterra) atingem a mão cheia de golos na época – se tivermos em conta o futebol português, Bruno Almeida, do Santa Clara, e Roberto, do Tondela, levam 10 (este último soma 13 no total das competições).

pedromendesascoli(Pedro Mendes já apontou 11 golos pelo Ascoli na Série B italiana.)

Em Novembro, dizíamos que o cenário não era muito animador, ainda mais se a análise se restringisse a avançados puros. Agora, já melhorou ligeiramente, com alguns nomes a consolidar-se e outros a surgirem com maior destaque, mas a conjuntura geral continua a não ser estrondosa no que ao futebol europeu diz respeito – o caso já muda de figura tendo em conta o continente asiático, num mercado que vai crescendo paulatinamente mas que ainda se encontra longe do nível considerado de topo em termos mundiais.

*Artigo redigido por Bruno Venâncio, jornalista com passagens pelos jornais “OJOGO”, “Sol” e “I”.

Deixe um comentário