PSG vs. equipas portuguesas: vantagem tangencial

BragaPSG0809(João Pereira parece encolher-se perante o remate de Mateja Kezman durante o Sp. Braga 0-1 PSG da Taça UEFA 08/09.)

A vantagem do Paris Saint-Germain em confrontos com equipas portuguesas faz-se por apenas um triunfo: em catorze jogos, os parisienses somam seis vitórias contra cinco derrotas, numa contabilidade que engloba duelos com Benfica, Boavista, FC Porto e Sp. Braga.
Fundado em 1970, o PSG só em 2002 se estreou a jogar de forma oficial diante de clubes lusos, defrontando o Boavista na 3ª Eliminatória da Taça UEFA: na primeira mão, realizada no Parc des Princes, os franceses ainda venceram por 2-1, mas quando vieram ao Bessa, saíram vergados a uma derrota por 0-1 que ditou a eliminação, cortesia de Elpídio Silva.
Duas temporadas depois, 04/05, foi a vez de outro clube da “cidade Invicta” encontrar o emblema da capital gaulesa: Campeão Europeu em título, o FC Porto ficou no mesmo grupo do PSG na Champions, mas não somou vitórias, empatando sem golos em casa depois de ter perdido por 0-2 em França (Pauleta marcou um dos tentos); e em 12/13, igualmente na fase de grupos da prova milionária, os dragões ganharam no Dragão por 1-0 (James Rodríguez) e perderam em Paris por 1-2.
Por sua vez, o Benfica é o clube português que mais vezes mediu forças com o PSG em jogos oficiais e esta temporada vai reforçar esse estatuto, sendo que, para já, as águias ganharam os três jogos que fizeram em casa com os franceses, embora nunca tenham ganho em Paris, numa história que começou na Taça UEFA de 06/07: na primeira mão dos 16-Avos-de-Final, os encarnados perderam fora por 1-2 (mais um golo de Pauleta), mas ganharam na Luz por 3-1 com os golos de Petit e Simão (2) a sobreporem-se a mais um do goleador açoriano.
Seria igualmente a contar para os 16-Avos-de-Final da segunda competição da UEFA que os emblemas se reencontraram em 10/11: sob o comando de Jorge Jesus, o Benfica venceu primeiro em casa por 2-1 (Maxi Pereira e Jara) e empatou fora a uma bola (Gaitán); e em 13/14, agora na fase de grupos da Liga dos Campeões, a turma da Luz perdeu em Paris por 0-3 e ganhou em Lisboa por 2-1 (Lima e Gaitán).
Finalmente, o Sp. Braga, que curiosamente também era orientado por Jorge Jesus quando defrontou o PSG, não conseguiu superar os azuis e vermelhos nos 16-Avos-de-Final da Taça UEFA 08/09, ficando pelo caminho devido à derrota caseira por 0-1 na segunda mão, após ter conseguido empatar sem golos no Parc des Princes.
Esta noite, o Benfica recebe o PSG a partir das 20h, naquele que será o sétimo jogo oficial entre os clubes, o terceiro na Liga dos Campeões – o segundo jogo entre ambos realizar-se-á na próxima semana, dia 11, também com início às 20h de Portugal Continental.

Deixe um comentário