Moreirense: arranque 100% vitorioso vale lugar na história

moreirense(A festa dos jogadores do Moreirense após mais um golo no Jamor diante da B SAD. Créditos de imagem: facebook do Moreirense FC.)

Tido como o principal candidato a vencer a II Liga 22/23, o Moreirense está, para já, a justificar esse favoritismo: com quatro vitórias em outros tantos jogos, os minhotos lideram a prova de forma isolada e estão, sem surpresa, na “linha da frente”.
Paralelamente a isto, o triunfo do último sábado definiu um novo máximo na história do clube: a participar pela décima primeira vez no segundo escalão, o emblema de Moreira de Cónegos acaba de cifrar o melhor arranque do seu historial na II Liga, visto que nunca tinha conseguido amealhar doze pontos nas primeiras quatro jornadas.
Ao derrotarem Vilafranquense (1-0), Académico de Viseu (3-1), Torreense (3-0) e B SAD (3-2), os comandados de Paulo Alves superaram o anterior registo, que era de dez pontos e tinha sido alcançado em “dose dupla”: em 95/96, época em que se estreou nas competições profissionais, o Moreirense, de Carlos Garcia, chegou à 4ª Jornada da Liga de Honra com três vitórias e um empate – terminou no 11º lugar; e em 13/14, sob o comando de Vítor Oliveira, os verde e brancos somaram igualmente três triunfos e uma igualdade nas primeiras quatro partidas – acabariam por ser Campeões já sem o “Mestre das Subidas” no banco.
De resto, esse bom início com Vítor Oliveira, é também o melhor arranque do clube nas três ocasiões em que já festejou a subida à I Liga: em 01/02, temporada da inédita promoção ao topo, a turma de Manuel Machado tinha apenas um ponto ao fim de quatro jornadas (embora a primeira tenha sido jogada apenas em Novembro e os minhotos tenham ganho à Oliveirense no quarto jogo oficial); e em 11/12, a equipa de Jorge Casquilha somou quatro pontos nos quatro jogos iniciais – uma vitória e um empate.
Por outro lado, o pior começo foi em 99/00: com Bernardino Pedroto a treinador, o Moreirense perdeu diante de Sp. Espinho (0-3), Beira-Mar (0-2) e Penafiel (0-4), conseguindo apenas empatar na receção ao Leça (0-0) à 2ª Jornada, numa temporada de má memória, já que averbou seis vitórias em trinta e quatro jogos e não evitou a descida à II Divisão B – 16º lugar.
No próximo sábado, o Moreirense, que tem o melhor ataque do campeonato com dez golos apontados, recebe a Oliveirense naquele que será o décimo primeiro jogo oficial entre os clubes, o nono a contar para a II Liga.

Deixe um comentário