Itália: guardiões portugueses unidos em defesa da capital

patriciomax

Um ano depois de Rui Patrício chegar a Itália para jogar na Roma, esta quarta-feira foi oficializada a transferência de Luís Maximiano para a Lázio (já treinou de manhã com os novos companheiros), o que significa que os eternos rivais da capital italiana passam ambos a ter guarda-redes portugueses nas suas fileiras.
Este é, de resto, mais um elo de ligação entre os guardiões: como é sabido, os dois fizeram grande parte da formação no Sporting e chegaram a ser contemporâneos nos verde e brancos, apesar de Max nunca ter integrado, de forma oficial, o plantel principal leonino enquanto Patrício esteve em Alvalade – o primeiro tem 23 anos e o segundo 34.
Contratado ao Granada por dez milhões de euros, Maximiano chega à Lázio para, em princípio, assumir a titularidade, ou então, no mínimo, lutar por ela: as saídas de Strakosha (ainda sem clube) e de Reina (Villarreal) deixaram as opções na baliza “laziale” reduzidas ao lituano Adamonis e aos jovens da equipa Primavera, pelo que a compra de um guarda-redes era urgente – o clube deve, entretanto, recrutar mais um elemento.
Em temporada de estreia no estrangeiro, Max foi absolutamente indiscutível em Espanha: o atleta natural de Braga alinhou em 35 das 38 Jornadas de uma La Liga que terminou com o Granada na 18ª e antepenúltima posição, não conseguindo evitar a descida por um ponto e na derradeira ronda. Apesar disso, o minhoto deu nas vistas e o seu nome chegou a ser associado a clubes de maior nomeada como o Barcelona.
Quanto a Patrício, que no ano passado trocou o Wolverhampton pela Roma por quase doze milhões, impôs-se sem surpresa no onze inicial da equipa comandada por Mourinho, e disputou 54 jogos entre todas as competições, acabando a ser decisivo na final da Conference League ganha pelos romanos, diante do Feyenoord, com defesas sublimes que evitaram o golo neerlandês.
Com o primeiro “Derby della Capitale” na Serie A 22/23 marcado para a Jornada 13, que será, ao que tudo indica, no fim-de-semana de 5 e 6 de Novembro, Rui Patrício e Luís Maximiano poderão então defrontar-se pela primeira vez no Estádio Olimpico, eles que são, curiosamente, os primeiros guarda-redes portugueses a representar os respetivos clubes.

Deixe um comentário