Oriental – Atlético: um derby a pedir outros patamares

OrientalAtletico2122(César, do Atlético, parece escapar ao orientalista David Crespo durante o derby do último sábado. Crédito de imagem: facebook do Atlético CP.)

Se as vagas nos Campeonatos fossem atribuídas em função da história dos clubes, Oriental e Atlético certamente estariam, pelo menos, nos Nacionais e a “baterem à porta” das competições profissionais.
Porém, e como a realidade não é essa, estes emblemas lisboetas são dois “habitantes de luxo” da I Divisão Distrital da AF Lisboa, e no passado sábado assinaram mais um capítulo da longa história que há entre eles.
Oriental e Atlético protagonizam um dos derby’s mais antigos e famosos da capital do nosso País, e esta época, devido à queda do clube de Marvila aos Distritais, voltaram a ser adversários de forma oficial após quatro anos sem se cruzarem, mas num patamar que está longe de corresponder aos pergaminhos que ambos ostentam.
No passado fim-de-semana, o mítico Estádio Engenheiro Carlos Salema foi então palco do terceiro confronto entre os clubes esta temporada, e a “sorte” da partida sorriu ao Atlético, que ao vencer por 2-1, reforçou a liderança e deixou os orientalistas, que ocupam o terceiro posto, a nove pontos de distância quando faltam quatro jornadas para o fim da prova.
Perante uma boa moldura presente nas bancadas, os forasteiros fizeram jus ao lugar que ocupam e mostraram-se mais fortes, chegando aos golos por intermédio do colombiano Darwin Castillo (67′) e do brasileiro Élvis Fernandes (82′), cabendo à equipa da casa fixar o resultado final por Adilson (84′), ele que, curiosamente, estreou-se no futebol profissional ao serviço do Atlético na II Liga, tendo posteriormente representado clubes como Belenenses, União da Madeira, Olhanense ou Varzim.
Como já se disse, este foi o terceiro jogo da temporada atual entre Oriental e Atlético e até então ninguém tinha conseguido ganhar o derby: primeiro, na Tapadinha, o jogo da 10ª Jornada terminou empatado a uma bola; e há menos de um mês, em Marvila, mediram forças nos Quartos-de-Final da Taça Distrital e, depois de um empate sem golos, os azuis e amarelos levaram a eliminatória de vencida nas grandes penalidades (4-2).
Com a época a aproximar-se do fim e os alcantarenses perto de consumarem o regresso ao Campeonato de Portugal, este derby já não deverá acontecer oficialmente nos próximos tempos, mas devia: Oriental e Atlético merecem, indiscutivelmente, competir noutros patamares.

Deixe um comentário