FC Porto – Lázio: um jogo memorável e dois fortes elos de ligação

POrtoLaziio(Fernando Couto tenta parar Deco durante o FC Porto 4-1 Lázio de 02/03.)

Falar de FC Porto e Lázio é recordar o célebre jogo da Meia-Final da Taça UEFA 02/03, mas também é relembrar Sérgio Conceição e Fernando Couto, dois antigos jogadores que se tornaram ídolos tanto para os adeptos portistas como para os tifosi laziale.
Aliás, o duelo entre FC Porto e Lázio no Play-Off da Liga Europa desta temporada, fica desde logo marcado pelo reencontro de Sérgio Conceição com o clube romano: em 1998, depois de duas grandes épocas nas Antas, o extremo rumou à Lázio, onde esteve dois anos e foi Campeão, e para onde voltaria na primeira metade de 03/04, saindo depois para voltar ao… FC Porto.
Já Fernando Couto, que cumpriu quatro épocas na equipa principal dos “dragões”, entre 1990 e 1994, chegou à Lázio precisamente na mesma altura que Conceição, porém, já tinha estado em Itália, ao serviço do Parma, e mudou-se para Roma proveniente do Barcelona. O antigo central cumpriu sete temporadas nos “biancocelesti”, foi Campeão ao lado do compatriota, e defrontou o Porto em 02/03.
Ora, 02/03 é precisamente a única época em que FC Porto e Lázio se defrontaram oficialmente: tal aconteceu nas Meias-Finais da Taça UEFA e, para chegar à final, a turma de Mourinho tinha de eliminar uma “Super Lázio” que tinha, além de Couto, jogadores como Stanković, Chiesa, Peruzzi, Pancaro, Claudio López, Diego Simeone, Simone Inzaghi ou Mihajlović.
A primeira mão, jogada nas Antas a 10 de Abril de 2003, começou mal para os lusos, com um golo madrugador de Claudio López (6′), mas a reação portista foi fortíssima e acabou da forma que todos sabemos: 4-1, com Maniche (10′), Derlei (27′ e 50′) e Hélder Postiga (56′) a carimbarem uma reviravolta fantástica e a tornarem aquela partida numa das principais noites europeias do FC Porto e do próprio Estádio das Antas.
A final estava ali “ao virar da esquina”, e duas semanas depois, no Olímpico de Roma, o Porto não marcou golos mas também não sofreu, viu Vítor Baía parar um penalti a Claudio López, e ficou sem Postiga para a final, expulso após desentendimento com o brasileiro César. Pela primeira vez, os “dragões” atingiam a final da Taça UEFA e o resto é história.
Esta noite, no Dragão, FC Porto e Lázio começam a luta por um lugar nos Oitavos-de-Final da Liga Europa e há outro factor curioso: a final deste ano também se realiza em Sevilha, tal como aconteceu em 2003…

Deixe um comentário