Gianluigi Buffon: há 26 anos nasceu uma lenda

buffon(Buffon festeja o primeiro golo do Parma na final da Taça UEFA diante do Marselha. O guardião passou seis temporadas na primeira equipa dos “crociati”.)

O dia 19 de Novembro será, para sempre, uma data marcante na história do futebol e na vida de Gianluigi Buffon: foi nesse dia, no ano de 1995, que o guarda-redes italiano se estreou, então com 17 anos, pela equipa principal do Parma.
Descoberto pelo Parma em 1991, no modesto Bonascola, clube dos arredores de Carrara, a sua cidade natal, Buffon estreou-se pela equipa sénior dos “crociati” diante do Milan, na Serie A, e superou o primeiro grande teste que teve, já que não sofreu golos (0-0).
Na semana seguinte, manteve a titularidade contra a Juventus (1-1), acabando por fazer, nessa época de 95/96, nove jogos que deram garantias a uma eventual aposta que surgiu logo na temporada seguinte, quando se tornou, em definitivo, “dono” da baliza azul e amarela.
Até 2001, Gigi fez mais de duzentos jogos pelo Parma, ao lado de nomes como Paulo Sousa, Sérgio Conceição, Thuram, Asprilla, Verón, Cannavaro ou Crespo, ajudando o clube a conquistar Taça UEFA, Taça de Itália e Supertaça italiana, antes de ser vendido à Juventus por um valor acima dos 54 milhões de euros, que fez dele o guarda-redes mais caro da história durante dessazete anos.
Em Turim, o “portiere” cumpriu dezassete temporadas consecutivas, venceu vinte e dois títulos – dez campeonatos -, e superou o recorde de minutos sem sofrer golos na Serie A que pertencia a outro guardião lendário, Rossi, mas o maior feito de Buffon, para os adeptos da Juve, foi mesmo não ter saído da “Vecchia Signora” quando esta caiu à Serie B.
De forma inesperada, deixou a Juventus em 2018 para rumar ao Paris Saint-Germain, mas apenas um ano depois já estava de volta aos “bianconeri”, cumprindo mais duas temporadas até regressar, esta época e aos 43 anos, ao Parma, com o objetivo de recolocar o conjunto parmesão na Serie A.
Campeão do Mundo pela Itália em 2006 – 176 internacionalizações -, Buffon foi ainda considerado pela IFFHS, em 2013, o melhor guarda-redes dos últimos 25 anos, superando nomes como Casillas, Van der Sar, Schmeichel, Oliver Kahn ou Cech, distinção que diz muito sobre a sua qualidade e importância, mas que também é refletora do estatuto que foi acumulando ao longo do tempo.
Gigi Buffon é, de resto, um daqueles casos raros no futebol: a sua postura numa carreira que já vai longa fá-lo ser admirado e adorado por todos os colegas, adversários, adeptos e demais intervenientes no jogo, algo que não está propriamente ao alcance de todos.
Perante tudo isto, podemos afirmar que Gianluigi Buffon é uma lenda do futebol. E tudo começou a 19 de Novembro de 1995, ou seja, há 26 anos.

Deixe um comentário