Luís Esteves: “Foi uma época com muitos pontos positivos”

Luis Esteves(Luís Esteves leva vinte e duas temporadas como jogador da AD Mação.)

Em época de estreia absoluta nos Campeonatos Nacionais, o Mação, que integrou a Série C do Campeonato de Portugal, não conseguiu evitar a descida.
O clube pertencente ao Distrito de Santarém, até entrou muito bem na prova, com uma vitória em casa do Alverca (2-1), mas depois não conseguiu dar seguimento a esse triunfo e terminou na última posição da tabela.
Luís Esteves, médio e capitão de equipa, esteve à conversa com o blog e começou por falar sobre aquilo que foi a temporada do Mação:
“A época acabou por não correr como esperávamos, porque não atingimos o nosso objectivo, que seria a manutenção. Mas, de qualquer forma, acabou por ser uma época com muitos pontos positivos, de aprendizagem e de uma realidade muito diferente ao que o clube e os adeptos estavam habituados”, disse.
Décimo oitavo classificado com quinze pontos, fruto de três vitórias, seis empates e vinte e cinco derrotas em trinta e quatro partidas, os maçaenses fizeram vinte golos e sofreram sessenta e nove.
Depois de um início auspicioso, com a já referida vitória em casa do Alverca, nos doze jogos seguintes, o melhor que o Mação conseguiu foram dois empates e dez derrotas, o que deixou a equipa numa situação muito incómoda. Na segunda volta, a equipa voltou a “dar um ar da sua graça” ao estar quatro partidas consecutivas sem perder – uma vitória e três empates – mas isso foi insuficiente para sair, até, da zona de descida.
Luís Esteves sublinha as dificuldades que o clube teve, por ser do interior, em conseguir jogadores de maior qualidade e salienta que a equipa fez bons jogos e os adversários sabiam que não teriam tarefa fácil diante do Mação:
“As nossas dificuldades começaram logo na construção do plantel. Para um clube do interior, com orçamentos muito inferiores a praticamente todos os outros clubes, não é fácil atrair e encontrar jogadores de qualidade. Mas mesmo com essas dificuldades, o nosso plantel apresentava qualidade, não tanto quantidade, como ficou demonstrado ao longo da época. A equipa acabava por cometer alguns erros, que neste campeonato se pagam caro, e os adversários não perdoavam. Fizemos bons jogos e algumas séries de resultados interessantes, e, em todos os jogos, o nosso adversário sabia que não ia ser fácil sair com a vitória”, afirmou.
Campeonato à parte, na Taça de Portugal, a campanha maçaense foi de curta duração, com a equipa a ser afastada logo na primeira eliminatória, diante do Condeixa, que se viria a sagrar Campeão Distrital da AF Coimbra (2-3).
Na hora de escolher os momentos mais significativos da época, Luís Esteves destaca, pela positiva, os encontros diante de Alverca e Sintrense, ambos fora de portas, e pela negativa, aponta à derrota caseira com o Alcains:
“Para mim, que estou no clube há tantos anos, marco como momentos positivos o nosso primeiro jogo, em Alverca, que vencemos, e fica marcado como o primeiro jogo da AD Mação nos Nacionais, com muitos adeptos na bancada, e ainda outro momento que me marca pela positiva, é o último jogo, em Sintra, que acabamos por perder (0-5) e mesmo já estando despromovidos, tínhamos muitos adeptos nas bancadas, mais que o próprio clube da casa, sempre a puxar por nós. É uma imagem bonita que fica e que eu acho que deve fazer pensar os responsáveis do futebol nacional. O momento pior, talvez tenha sido a derrota com o Alcains, em casa. Foi um jogo para esquecer, com uma equipa ao nosso alcance, que acabou com a nossa pequena esperança na permanência. Mas no final, acho que o saldo acaba por ser positivo, pois conquistamos a Supertaça Distrital, e, claro, pela nova experiência nos Nacionais, que foi mais um marco para este clube”, frisou.
Luís Esteves, de 36 anos, cumpriu trinta e um jogos no Campeonato de Portugal, aos quais juntou mais um encontro na Taça de Portugal.
Na próxima temporada, o médio continuará ao serviço do Mação, clube que representou durante praticamente toda a carreira:
“Em relação à próxima época, renovei com a AD Mação, e, as minhas ambições, são as mesmas de sempre: dar o meu melhor por este clube e por esta Vila, como sempre fiz, e, enquanto me sentir bem, quero continuar a jogar. Os objectivos do clube passam sempre pelo mesmo, fazer um bom campeonato, andando no grupo dos primeiros, e tentar fazer o melhor possível na Taça da AF Santarém”, finalizou.
A SportTv, no âmbito do programa “ReportTV”, chamou-lhe o “Capitão Mação” e não é para menos: em vinte e quatro épocas de futebolista, entre formação e seniores, Luís Esteves cumpriu vinte e duas delas no Mação, tendo estado um ano nos Lagartos do Sardoal e outro no Ortiga, já nas longínquas temporadas de 2000/2001 e 2004/2005, respetivamente. Além de jogador, o capitão maçaense, também é treinador nas camadas jovens do clube.

Deixe um comentário